segunda-feira, 12 de setembro de 2011

10 coisas que não existiriam se não fosse o Linux

O sistema operacional livre mais famoso do mundo está em vários lugares é mais importante do que você pode imaginar. 

Linux. Muita gente treme só de ouvir falar no sistema operacional criado por Linus Torvalds e divulgado ao mundo a partir de 1991. Contudo, essa história de que “Linux é difícil de usar” tem ficado dia a dia mais para trás, vide distribuições cada vez mais funcionais e amigáveis para o usuário final como Fedora e Ubuntu.
Contudo, o sistema operacional livre mais usado no mundo não corresponde apenas às várias distribuições que milhões de pessoas usam ao redor do globo terrestre. Ele está em lugares que você, provavelmente, nem imagina, comprovando toda sua robustez e versatilidade.
Ele é usado em diversas funções diferentes e a Open Mind lista agora dez coisas que provavelmente não existiriam se não fosse o Linux.


 
Tux, o mascote do Linux


Grandes servidores
Serviços que você utiliza todos os dias, como Google e Facebook têm Linux rodando em seus servidores para armazenar muito conteúdo. Todos os serviços de web da Google, como Docs, Agenda e Calendário, ficam hospedados em máquinas com o sistema operacional do pinguim.

Sistemas de controle de tráfego aéreo
Para que as pessoas viajem em segurança de uma parte a outra do mundo, há a necessidade de controle de tráfego aéreo. A maioria das máquinas operadas pelos controladores de voo usa Linux para garantir que o avião que carrega você de um ponto a outro decole e pouse em segurança.

Sistemas de alta tecnologia para controle de tráfego
Segundo o site LinuxforDevices.com, a cidade de San Francisco, uma das mais populosas dos Estados Unidos, usa um sistema de alta tecnologia para controle de tráfego terrestre. O município tem um trânsito caótico e é com Linux rodando em seus computadores que a prefeitura local pretende reduzir esse problema.

Android












 Android também é Linux.

O Android é o sistema operacional desenvolvido pela Google para dispositivos portáteis. Ele é um dos mais usados do gênero e cada vez mais novos aparelhos de grandes fabricantes são lançados com ele instalado. Pois se você ainda não sabia, agora é a hora: Android é desenvolvido tendo como base o Linux.

Trem de alta velocidade japonês
Outra ajuda que o Linux dá ao mundo dos transportes é funcionando nos computadores que operam o sistema de trens de alta velocidade no Japão. Sempre que nessas enormes e velozes máquinas de ferro embarcam passageiros e eles partem rumo ao seu destino, é o sistema criado por Linus Torvalds demonstrando a sua versatilidade.

Bolsa de Nova York
A Bolsa de Valores de Nova York também usa Linux. Desde 2007, o local que é o ponto nevrálgico do sistema financeiro estadunidense optou por instalar o sistema livre em suas máquinas. Os motivos são simples e claros: redução de custos (afinal, Linux é de graça e não se paga licença) e aumento de flexibilidade (não à toa o sistema é chamado de “livre”).

Supercomputadores
Outra informação recorrente no mundo do software livre é a preferência de desenvolvedores de supercomputadores pelo Linux. Estimativas apontam para cerca de 90% das supermáquinas existentes hoje rodando alguma variação de Linux. A explicação talvez seja a mais óbvia: o sistema livre é gratuito e flexível.

Carros inteligentes da Toyota

Toyota agora faz parte da Linux Foundation. 

Recentemente, de acordo com o site LinuxInsider, a Toyota aderiu à Linux Foundation, a fundação criada em 2007 e que é responsável pela colaboração para aprimoramento do sistema. A justificativa, segundo o gerente geral de projetos da empresa Kenichi Murata, foi o fato de o sistema Linux possuir “a flexibilidade e a maturidade tecnológica” de que eles precisam para desenvolver veículos inteligentes.

Acelerador de partícula
A Cern, Organização Europeia para a Investigação Nuclear, maior laboratório de física de partículas do mundo e referência global no assunto, faz uso do sistema em suas pesquisas relacionadas a partículas de energia. O famoso acelerador de partículas do laboratório funciona com Linux.

Submarinos nucleares
A Lockheed Martin, maior produtora de produtos aeroespaciais para fins militares do mundo, apresentou, em 2004, a linha de submarinos nucleares BAEs Astute-class. O sistema central dessas máquinas subaquáticas possui a distribuição de Linux Red Hat instalada.
. . . . .
Se você ainda procurava motivos para se tornar fã de software livre e do Linux, um dos maiores expoentes desse campo da tecnologia, aí estão mais dez. Não deixe de registrar sua opinião nos comentários abaixo.

sábado, 3 de setembro de 2011

Alunos de escolas públicas terão tablets em 2012.




A partir do ano que vem, os alunos de escolas públicas do país vão contar com mais um reforço no material escolar: um tablet. Segundo a Agência Brasil, essa é a promessa do ministro da Educação, Fernando Haddad, que anunciou a distribuição em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, nesta quinta-feira (1º), durante uma palestra na 15ª Bienal do Livro, no Rio de Janeiro.
 
Para Haddad, o objetivo é universalizar o acesso dos estudantes aos conteúdos publicados em meios eletrônicos. 

A declaração tem fundamento: só no último período, o Ministério da Educação investiu R$ 70 milhões em conteúdos digitais gratuitos, como o Portal do Professor – e a ideia agora é fornecer acesso a esses sites para docentes e estudantes.

O edital contendo o modelo (algum aparelho com produção no Brasil), a quantidade ("centenas de milhares", segundo Haddad) e os locais de distribuição dos tablets comprados deve ser publicado ainda em 2011.

Mas cuidado estudantes, muito provavelmente sertá igual os livros didáticos, se não devolver e se quebrar, vai ter que pagar, e ai, pagar um livro é ruim, imagina um tablet...


Gostou? comenta ae!

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Toshiba vai lançar ULTRAbook com ótimo preço!!

 Digamos que será um super notebook, fino, leve e elegante,o aparelho tem ótimo hardware, teclado luminoso, e ótimo preço!

Depois dos notebooks e netbooks, chegou a vez dos ultrabooks, e a Toshiba é a mais nova empresa a entrar para esse clube. A sua chegada é em grande estilo, com o modelo Portage Z830. O aparelho apresenta um design bastante elegante, pesa 2,5kg, tem 63 cm de espessura e uma tela LED de 13,3 polegadas.

Apesar dos detalhes físicos pequenos, o ultrabook esconde um equipamento poderoso: CPU Core i7 (opcional), até 6 GB de memória RAM e bateria de 47 Wh com oito células. Além do hardware reforçado, o Z830 conta com:
  • teclado iluminado resistente;
  • câmera de 1.3 megapixel;
  • três portas USB (sendo uma 3.0 e duas 2.0);
  • saída VGA e HDMI;
  • slot de cartão SD;
  • conector Ethernet;
  • Wi-fi 802.11b/g/n
O equipamento tem previsão de lançamento marcado para novembro, e o preço deve ficar abaixo de US$ 1mil. 

Previsto para chegar no Brasil até o final do ano, mas sem data especifica, fiquem ligados no blog que logo sai novidades sobre essa supermáquina.
 
Gostou?? comenta ae, e curti o blog no facebook: http://www.facebook.com/#!/pages/OpenMind/131216286970735
Valeeu!!